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    [GUIA] - Farm

    Angeel
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    Mensagem  Angeel Sex maio 29, 2009 12:06 am

    O assunto de hoje é simples, mas crucial na evolução de um jogador de Dota.
    Dia após dia, vejo jogadores cometendo erros grosseiros, e perdendo jogos faceis por simples decisões mal tomadas, e atitudes inconseqüentes.

    Antes de mais nada, o termo "farm", vem do ingles, e essencialmente se trata de todo o esforço feito para adquirir gold extra.

    Dentre os recursos disponiveis para o farm, temos os herois adversarios, creeps adversarios e creeps neutros.

    Nem sempre é possível "farmar" em cima dos herois adversarios, e para resolver esse impasse, voce pode farmar nos creeps do mapa, se fortalecer, e ai sim arriscar um ataque direto a um heroi, ou pode também organizar emboscadas junto com um aliado (os conhecidos "ganks") e obter o resultado desejado.

    Dentre os métodos de farmagem de creeps, a tecnica mais importante que pretendo descrever nesse topico é o "last hit".

    Pela minha experiencia, é o last hit que separa um jogador casual de um esforçado e experiente.

    É o seguinte: como voce já sabe, a unica forma que voce tem de ganhar o gold de um creep morto, é desferindo o ultimo ataque nele, a tecnica é muito simples, voce fica calmamente aguardando o creep adversario apanhar até o HP dele ficar baixo o suficiente para que voce consiga matá-lo com apenas um golpe.

    O momento em que essa habilidade é mais importante são nos leveis iniciais (lvl1 até lvl11).

    A principio, voce pode ficar atacando os creeps normalmente, e somente ao ver um creep "no ponto", mirar o last hit nele. Mas conforme voce for evoluindo a tecnica, vai perceber que é muito melhor ficar apenas assistindo os creeps lutarem, e se aproximar da batalha apenas para desferir o last hit.

    Conforme voce evolui a tecnica, vai perceber um aumento drastico na sua capacidade de farm, principalmente nos leveis iniciais, se antes voce tinha 2000 gold em itens no LVL13, agora voce terá a mesma quantidade no LVL8!
    Sendo melee ou ranged, a melhor forma de evoluir essa tecnica é aprendendo a "dançar", e também conhecendo a animação de ataque do heroi utilzado.

    A "melee dance" é uma habilidade muito util nos last hits. Essencialmente, voce deve ficar andando de um lado pro outro, evitando ao maximo desferir algum ataque nos creeps, e focando apenas os last hits. Mesmo com um heroi ranged, é muito interessante continuar dançando, pois além de impedir o heroi ranged de atacar os creeps, ainda dificulta o acerto de certas habilidades do seu adversario em voce (avalanche do tiny, split earth do leshrac, enfim)

    A animação de ataque do seu heroi e o dano base dele são igualmente importantes.
    Uma Crystal Maiden, por exemplo, tem um projetil lento e um dano base muito baixo, por isso com ela é muito dificil encaixar os last hits, e preferivel focar o harass no seu adversario na linha.
    Já o Witch Doctor, tem alto range, animação de ataque rapida e facil de se habituar, além de um dano base acima da média. Disputar os lasthits com ele é bem complicado!

    Alguns herois ainda possuem recursos extras para last hits! Glaives of Wisdom do Silence, Searing Arrow do Clinkz, e Necromastery do Nevermore ajudam imensamente nos last hits.

    Um ponto importante: habilidades de dano em area, a não ser quando usadas exclusivamente contra um heroi adversario, devem também seguir o esquema do last hit. Mesmo sendo muito facil farmar 2-3 creeps de uma lane com um Carrion Swarm bem usado, ainda vejo gente usando essa magia de cara, e perdendo o gold dos last hits por pura bobeira.

    Faça assim: Se voce vê seus creeps focando um creep adversario, comece a acertar outro qualquer, quando ambos tiverem menos de 300 de HP (ou seja, menos da metade da barra), use sua skill de dano em area. Se possivel acerte 1 ataque no creep ranged antes de mandar a magia. Dessa forma voce adquire o gold de 3 creeps da wave na hora, nada mal hein?

    O uso inteligente de uma skill de dano em area também vai intensificar seu farm muito bem, se antes voce tinha 3000 de itens no level 12, vai ter a mesma quantidade no lvl9

    É necessário analisar o contexto, se voce é uma Phantom Assassin, e está solando contra uma Venge e uma CM, não vai ter capacidade de encaixar um singelo last hit. E se ainda assim quiser tentar, corre o risco de tomar um combo de nukes e morrer por bobeira. Nesses casos, é sugerivel conversar com o time pra trocar de linha, ou apenas se manter perto dos creeps, pra pegar a XP.

    Se voce está de Axe contra um Lich, e seu amigo está de Magina contra uma Naga, é extremamente positivo trocar de linha, pois mesmo que voce não mate o novo adversario, terá mais espaço para farm nos dois casos.

    Se teu heroi não tem capacidade de matar (ou mandar pra base) o adversario, é saudavel focar os last hits (e os denys, já que o cara vai ficar por lá...)
    Mas se teu heroi PODE matar o cara, não hesite, mesmo que matar um heroi nesse momento dê menos gold do que 5 last hits, atrasar o level e o gold do adversario não tem preço.

    Existem casos que é melhor manter a defensiva, "matar pra morrer em seguida" é um bom exemplo. Outra situação é quando teu heroi é bom no late game, porém precisa muito de itens. Nesses casos, focar a farmagem ou tentar a kill depende muito da situação.


    Uma reclamação que muita gente me faz sobre essa tecnica é de que ela não avança os creeps, ou seja, não realiza o push necessário para destruir as torres adversarias e ganhar o jogo.

    Essa é uma questão estrategica meus caros amigos.
    Quando voce acelera o push dos seus creeps, lentamente passa a jogar mais avançado, mais perto de terreno adversario, e consequentemente, mais vulneravel a ganks.

    Se voce faz isso no lvl12-16, terá um heroi forte, que destruira torres rapidamente, que as vezes já até possui um método de escape para emergencias.

    Se faz isso no lvl2-6, não vai ter força pra levar torre nenhuma, será um alvo facil para qualquer engraçadinho que apareça, e consequentemente pode ter seu jogo comprometido devido a sucessivas mortes no inicio.

    De fato, muitas vezes não vale a pena quebrar a torre adversaria muito cedo. Sim, pode parecer absurdo, mas a sua "area de perigo" é muito menor quando voce se situa entre as duas torres iniciais. Se voce perde qualquer uma das duas, dá margem para os creeps se encontrarem em locais menos seguros.

    Não concorda comigo? Imagine que, nas lanes dos lados, jogando colado na torre adversaria voce fica aberto a gankers que saiam das arvores, e no mid é pior ainda, jogando avançado voce não consegue acertar o adversario recuado (fog do morro), e se consegue, ainda sofre com 25% de miss para herois ranged.

    É muito facil se manter vivo e otimizar sua farm na lane, é só treinar seu "last hit" que voce vai sentir a diferença.


    Ok, voce passou do lvl11, farmou muito bem e sobreviveu tranquilo graças aos last hits, e agora?


    Esse é o periodo do jogo "when the set lanes break". A sua torre deixa de ser uma defesa infalivel, os herois deixam de se firmar em apenas uma lane, e os ganks rolam soltos.

    Mais importante do que saber quando farmar, voce deve saber quando NÃO FARMAR!

    Tem certos herois que simplesmente não precisam farmar. Por uma serie de motivos:

    1 - São super gankers, e beneficiam o time mantendo controle do mapa.
    2 - São casters (magos), e precisam aproveitar sua vantagem de early-mid game para pressionar os adversarios enquanto podem
    3 - Herois de suporte, que podem auxiliar o push, os ganks, e até o seu farm.

    Tem muitos herois que servem para diversos propositos, voce precisa definir bem qual a sua necessidade

    Se voce está de Drow Ranger, e tem um Faceless Void como aliado, vc pode atuar como a ganker do time, comprando itens intermediarios como Vanguard e Lothars Edge, e caçando herois pelo mapa junto com os aliados, enquanto o Void se prepara para o late game

    Mas se voce está de Drow Ranger, e tem como aliados apenas magos, pode atuar como "carrier", farmando intensivamente itens "top de linha" enquanto o time pressiona o jogo (ou defende base)

    Percebem? Cada jogo é uma situação.
    Mas determinados herois precisam de muito pouco para serem efetivos, pouco mesmo. As vezes já são uteis sem item algum. Alguns exemplos:

    Lich
    Zeus
    Venomancer
    Jakiro
    Ezalor
    Bane Elemental

    e muitos outros.

    Exemplo: se todo mundo sabe que o Ezalor é um lixo late game, pra que ficar farmando itens com ele? O certo é pressionar o jogo ao maximo (tarefa facil para ele), e junto com o time levar o maximo de torres possivel, para que no late game a vida dele seja menos dura! Com Bota + Mekans ele já dispõe de um estoque constante de HP e Mana para si e para os aliados, então a pior coisa que voce pode fazer com um Ezalor é farmar itens pelo jogo, sonhando em ser util mais tarde. O ideal é detonar quando voce realmente é capaz disso.
    E se por ventura os adversarios aguentarem, ai sim, seu estoque de itens vai ajudar no suporte, seja com disables, auras, etc...



    "Ok titio, mas no momento eu estou de Troll Warlord!! O que eu faço?"

    Voce tem os creep adversarios, e os creeps neutros a sua disposição, e precisa usar esses recursos de forma adequada.


    Antes de mais nada, é bom deixar claro: os creeps da linha são sempre melhores.
    Dão mais gold, em menos tempo, sem demora pra renascer, sem voce apanhar no processo, sem depender da sorte pra aparecer creeps bons. Enfim.

    A escolha entre creeps neutros x creeps da linha carrega um conceito simples: Eficiencia ou segurança?

    Os creeps da linha são melhores, mas declaram sua posição para o adversario. Os creeps neutros são menos efetivos, mas dificultam a vida dos adversarios, te mantendo seguro em algum ponto menos agitado do mapa.

    Alternar entre creeps neutros e creeps normais é uma boa tatica, mas qualquer jogador decente vai notar sua pratica, e cortar suas asinhas rapidamente, haja com cautela.

    Geralmente, o ideal é focar os creeps da linha quando eles estão no seu territorio, e focar os neutros quando os da linha avançarem.

    Alguns jogadores muito experientes sanam esse problema mantendo a tecnica de last hits até mesmo em estagios avançados do jogo. Dessa forma a linha demora muito mais para avançar (as vezes nem avança), e por isso intensifica seu farm ainda mais.

    Opa, perai, tem mais uma forma de estabelecer seu criterio para farm: o heroi utilizado.

    Pessoal novato define heroi X como bom ou ruim de farm somente pelas habilidades de dano em area dele, algo terrivelmente errado.

    Como eu já disse, os creeps da linha são muito melhores que os creeps neutros. Com esse pensamento em mente, imagine agora herois que podem crepar tranquilamente na linha, graças a habilidades de escape que eles possuem:

    Clinks
    Rikimaru
    Nerubian Weaver
    Magina
    Bounty Hunter
    Priestess of the moon

    são apenas alguns exemplos!

    portanto, se voce tem um Troll e um Rikimaru no time, o ideal é o Riki focar os creeps da linha (pulando de linha em linha quando necessario) e deixando os creeps neutros para o Troll

    Sim meus amigos, se um heroi pode crepar na linha, e ainda tem mais chances de sobrevivencia no jogo, ele não precisa nunca passar nos creeps neutros.
    Em alguns casos um heroi assim é capaz de farmar mais do que um heroi especialista em farm e sem skills para fuga (Razor, Sniper, Alchemist, etc)

    Obvio que isso depende muito do jogo.
    Se os dois herois estiverem ilesos, os super farmers vencem.
    Mas se os dois estiverem sob pressão, sofrendo sucessivos ganks, os herois com alta sobrevivencia podem se sair melhor.

    Durante o mid game, ainda existem situações em que voce pode ponderar entre voltar pra base pra defender um push adversario, ou continuar farmando.
    Para acabar a esse impasse, é só se perguntar: “eu farei diferença se for defender a base agora?”
    Um Naix sem nenhum item de HP, não fará.
    Mas se ele já estiver equipado com ao menos uma Reaver/Sange, pode ser util para tankar, ou para focar e caçar alvos especificos.
    Seu nivel de criterio conta muito nesse ponto.
    As vezes é melhor sacrificar uma torre intermediaria, do que perder minutos de farm na defesa. Já na torre final, é sempre recomendado dar uma atenção especial.

    Deixar o adversario derrubar uma lane inteira enquanto voce farma é uma decisão muito dificil, e se o jogo for publico, voce vai ouvir um monte de merda no ouvido. Em 98% das vezes, é melhor voltar pra defender do que ganhar 300-400 gold a mais em troca de uma lane com super-creeps enchendo o saco. Não seja individualista.
    Mesmo assim, é interessante analisar quando seus aliados vão poder aguentar sozinhos, e quanto não vão poder.


    Ok, voce já está bombado, pronto pra batalha, louco pra mostrar serviço, e agora?


    Também é normal ver gente estragando 1 hora de farm por bobeira.
    Voce está forte, mas não invencivel. A vantagem em itens fará com que o time adversario te foque, e se voce não tiver um time unido que saiba fazer bom uso da sua força bruta, isso não vai adiantar de nada.

    Nos estagios "pós-farm", o unico momento que voce se separa do time é para tentar um backdoor.
    Mesmo assim, seja cauteloso, é normal hoje em dia ver coisas como: nego farmou horrores, e depois não fez absolutamente nada.


    Outro ponto crucial no farm intensivo é o farm adversario.

    Se voce está de sniper, não importa quantos itens voce tenha, não vai conseguir superar um Soul Keeper bem equipado. Em um caso como esse, eu me contentaria com itens medianos de dano e sobrevivencia (desolator, vanguard), para me ver livre de umas ou duas lanes rapidamente, antes que o Soul Keeper esteja forte demais para ser parado.

    Pois é, mais uma situação em que não vale a pena farmar demais.


    Percebem como é complexo o simples "farm" no Dota? Farmar não depende apenas da sua vontade, mas sim do heroi que voce usa, da necessidade do time, das caracteristicas do adversario, da situação da partida, etc, etc.

    Guia retirado de: http://clanbrst.forumeiros.com/ajuda-f20/guia-como-farmar-t56.htm
    Antes retirado do site DotA Allstars por Acerolla.
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    [GUIA] - Farm Empty Re: [GUIA] - Farm

    Mensagem  .Meeeph_ Seg Jun 01, 2009 12:44 pm

    oorph muito bom esse tópiico ;D

    tenho que passar o link pro striker| .Ark_ :}

    quem sabe ele melhore nessa parte =)

    eu também tenho que melhorar :B

    HSUAHUAHUSA

    ezalor wins (L) ;*

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